×

Reembolso de saldo do Riocard tem mudança de protocolo e usuários reclamam de filas e burocracia; saiba como reaver valor

Dois validadores. Passageiros ficam indecisos sobre o uso dos cartões Jaé e Riocard — Foto: Gabriel de Paiva/Agência O Globo

Reembolso de saldo do Riocard tem mudança de protocolo e usuários reclamam de filas e burocracia; saiba como reaver valor

Desde a migração dos transportes municipais do Rio para o Jaé, usuários, que não utilizarão mais o bilhete antigo, têm buscado essa operação

 — Rio de Janeiro

111997681-ri-rio-de-janeiro-rj-12-08-2025-fila-no-posto-do-riocard-na-central-do-brasil.-foto Reembolso de saldo do Riocard tem mudança de protocolo e usuários reclamam de filas e burocracia; saiba como reaver valor
Fila no posto da Central do Brasil: reclamações de demora e burocracia — Foto: Fabiano Rocha / Agência O Globo

Após a transição do sistema de bilhetagem da cidade do Rio, em que o Jaé passou a ser o único cartão aceito em ônibus, BRTs, VLTs, vans e “cabritinhos”, usuários do Riocard têm enfrentado filas e burocracia para conseguir reaver o saldo disponível no antigo bilhete.

Na prática, não é possível transferir o saldo de um sistema para o outro. Mas o passageiro pode receber o valor do reembolso do saldo do Riocard, desde que faça a solicitação presencialmente em uma das lojas da operadora. Anteriormente, a orientação era que seria possível realizar o processo de forma online, o que foi corrigido pela empresa.Play Video

Desta forma, o que se vê é uma grande busca às lojas da Riocard, como uma na Central do Brasil. Nesta terça-feira, cerca de 300 pessoas formavam fila para conseguir atendimento, que chegava a demorar três horas.


— É muita demora. A gente espera para ser atendido e, quando chega na mesa da atendente, ela diz que a documentação não serve ou que o sistema está fora do ar. É muita falta de respeito com o trabalhador — reclamou o repositor Rodiney Cardoso, de 34 anos, que mora na Penha.

Entre as reclamações, além da demora e da falta de cadeiras, também está a burocracia. Enquanto usuários comuns precisam que o cartão avulso esteja vinculado ao seu CPF, beneficiários de vale-transporte dependem ainda de uma declaração da empresa para a qual trabalha, autorizando a transação.

— Estou com muita dificuldade de conseguir solicitar meu reembolso. Primeiro, disseram que a minha patroa precisaria emitir uma declaração, mas não explicaram como deveria ser feita. Depois, quando voltei na semana seguinte, alegaram que o formato estava errado e que eu deveria pedir para ela refazer — desabafou a diarista Angélica Maria Tavares, de 45 anos, moradora de Campo Grande, que tem R$ 1,2 mil de saldo.

111997671-ri-rio-de-janeiro-rj-12-08-2025-fila-no-posto-do-riocard-na-central-do-brasil.-foto Reembolso de saldo do Riocard tem mudança de protocolo e usuários reclamam de filas e burocracia; saiba como reaver valor
Fila na loja da Riocard na Central do Brasil; usuários chegaram a esperar três horas para conseguir atendimento — Foto: Fabiano Rocha / Agência O Globo

Em nota, a Riocard reconhece que houve “aumento na procura por conta de dúvidas e dificuldades relacionadas à transição para o novo sistema municipal” e que “vem trabalhando para agilizar o atendimento e esclarecer todas as dúvidas dos passageiros”. A empresa, no entanto, não divulgou um balanço sobre o número de reembolsos ou o montante já devolvido.


Outra situação também foi relatada à equipe do EXTRA, de pessoas que encontram resistência das empresas em que trabalham para conseguir a declaração que permita reembolso do saldo do Riocard. Uma técnica em saúde bucal, que trabalha num posto de saúde em Santa Cruz e pediu para não ser identificada, afirma que a organização social que a contratou está orientando os funcionários a gastarem o saldo existente no Riocard, sem emitir a declaração para o reembolso de saldo. Miriam Lopes, presidente do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (SATEM-RJ) afirma que a instituição recebeu cerca de 30 denúncias relacionadas a problemas com vale-transporte e que há pessoas em situação parecida à relatada acima, por exemplo.


Em nota, a Secretaria municipal de Saúde informa que a migração para o sistema Jaé foi realizada para todos os funcionários. “As cartas de liberação de saldo do Riocard são concedidas conforme solicitação e após avaliação individual de cada caso”, informa a pasta, que orienta o funcionário a se informar junto ao gestor da unidade em que é lotado.

image-21 Reembolso de saldo do Riocard tem mudança de protocolo e usuários reclamam de filas e burocracia; saiba como reaver valor
Dois validadores. Passageiros ficam indecisos sobre o uso dos cartões Jaé e Riocard —

Tire dúvidas: como pedir o reembolso do saldo do Riocard?

Posso pedir pela internet?

Não. O pedido só pode ser feito presencialmente, numa loja da Riocard (na capital, elas estão no Terminal de Campo Grande, na Central do Brasil e na estação Siqueira Campos, em Copacabana).

Inicialmente, em 28 de julho, a Riocard havia informado ao EXTRA que havia a opção de fazer o pedido através de uma videochamada, protocolo que foi alterado posteriormente pela empresa. Agora, é preciso ir a uma loja da Riocard.


Posso pedir reembolso de qualquer cartão do Riocard? O saldo no vale-transporte também é reembolsável?

No caso dos cartões Expresso (cor de rosa), é possível pedir reembolso, desde que o bilhete esteja vinculado ao usuário.

Já no caso do vale-transporte, o usuário precisa apresentar uma declaração da sua empresa, autorizando que a devolução do valor seja realizada. O papel, timbrado, deve ser datado, informar o nome completo, RG e CPF do funcionário, nome da empresa e CNPJ, número do bilhete, além da assinatura do representante da empresa e o carimbo com CNPJ. Usuários que vão ao posto da Central do Brasil recebem um template de como deve ser a declaração, reproduzido abaixo:

rio-13-08-rasgadinho-transporte Reembolso de saldo do Riocard tem mudança de protocolo e usuários reclamam de filas e burocracia; saiba como reaver valor
Reembolso de saldo do Riocard (vale-transporte): exemplo de como deve ser a declaração preenchida pela empresa, conforme informado a usuários que procuraram a loja da Central do Brasil — Foto: Editoria de Arte

Como vincular o meu Riocard ao meu CPF?

Inicialmente, o cartão expresso do Riocard não é vinculado ao usuário.

Para fazer isso, é possível clicar em “meus cartões” e “adicionar cartão” no aplicativo. Outra opção é acessar riocardmais.com.br/para_voce. Faça login em sua conta ou cadastre-se — apresentando CPF, data de nascimento, CEP e telefone. Em seguida, clique em “Cartões” e “cadastrar cartões”: digite o número do cartão e o número do chip, disponíveis no verso do bilhete. Além disso, será necessário informar o número do seu CPF.


De quais documentos preciso para pedir o reembolso do Riocard?

É necessário apresentar a carteira de identidade e o CPF, além dos dados bancários (onde o valor será depositado), além do endereço completo.

Em caso de beneficiários de vale-transporte, é preciso ainda levar a declaração da empresa autorizando a devolução do saldo, além da carteira de trabalho.


A empresa em que eu trabalho pode se recusar a autorizar o reembolso?

O advogado Aloísio Costa Junior, especialista em Direito do Trabalho, ressalta que o vale-transporte tem como finalidade permitir o deslocamento dos trabalhadores entre casa e trabalho. Para ele, não há justificativa plausível para a empresa contratante se negar a emitir a autorização para o pedido de reembolso se o funcionário não for mais usar o Riocard para seu deslocamento.

— Se o empregado de fato não utiliza aquele sistema de transporte (que aceita o Riocard) para o trabalho e a empresa tem essa possibilidade de simplesmente autorizar (o reembolso), a recusa da empresa me parece abusiva — observa o advogado.


O valor do reembolso é pago em dinheiro?

Não. O valor do reembolso é depositado diretamente na conta bancária informada pelo usuário, vinculada ao CPF cadastrado no cartão.


Quanto tempo leva para receber o valor?

A previsão é que o reembolso leve de 10 a 15 dias úteis após a entrega dos documentos, segundo a Riocard.

Quem foi na loja da Riocard nesta semana foi informado que esse processo é realizado em três etapas. Primeiro, o usuário se dirige à loja, presencialmente, e devolve o cartão físico (desde que apresente todos os documentos solicitados); em seguida, numa outra etapa, depois de aguardar quatro dias úteis, ele retorna à unidade para a fase da bolsa de crédito, quando são coletados os dados bancários, por exemplo. Por fim, o usuário realiza a terceira fase, que é quando ele sabe exatamente o valor que irá receber de reembolso: esta última etapa é a única que pode ser realizada de maneira online, através de um QR Code informado pelos funcionários da Riocard durante o atendimento presencial.

Pago alguma taxa para pedir reembolso?

Não.

É possível pedir reembolso de apenas uma parte do saldo?

Não. O valor reembolsado é o do saldo completo.

Share this content:

Ango Silva, nascido no brasil em 1978, é um jornalista com uma carreira consolidada, marcada pela profundidade na cobertura de temas políticos e econômicos. Sua trajetória profissional teve início em 1999 na Rádio JB FM, onde atuou até 2010. Ao longo de sua carreira, Ango Silva destacou-se como correspondente internacional, cobrindo eventos de grande relevância,Sua dedicação e excelência foram reconhecidas com o Prêmio Maboque de Jornalismo, concedido duas vezes, e uma menção honrosa no Prêmio Kianda, na categoria de jornalismo econômico. Com uma formação que inclui um curso intensivo de jornalismo na Solidarity School of the Union of German Journalists em Berlim (1994), um estágio profissional na Deutch Welle em Colônia (1990) e cursos de técnicas jornalísticas com o BBC Training Center em Londres,

Veja mais